Em um evento raro, que ocorre apenas algumas vezes por século, o planeta mais interno do Sistema Solar em breve em sua travessia; entrará em órbita diretamente entre a Terra e o Sol, Mercúrio transita nossa estrela na casa de 09 de maio de 2016.
Durante o evento, Mercúrio vai se mover lentamente em todo o nosso campo de visão, um ponto preto pequeno no rosto brilhante do nosso Sol, um show celeste que vai durar sete horas, e que será visível onde quer que o sol esteja brilhando.
Este trânsito de Mercúrio ocorre apenas 13 ou 14 vezes em um século, geralmente em maio ou novembro. O último trânsito foi em 2006.
*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*
Nas culturas antigas da Grécia e de Roma, Mercúrio (ou Hermes) era o mensageiro dos deuses, voando sobre os reinos na velocidade da luz com suas sandálias aladas. É justo que o planeta mais próximo do nosso Sol iria partilhar o seu nome com o deus veloz, uma vez que Mercúrio viaja ao redor do Sol mais rápido do que qualquer outro planeta.
Mercúrio é mais adequado ou Hermes?
Hermes tem uma conexão especial com o Apollo, um dos deuses gregos que detinham a honra de dirigir o carro sol no céu. Hermes era conhecido pelos deuses do Olimpo como um malandro, mesmo quando ele era apenas um bebê, ele poderia ser encontrado a roubar objetos valiosos dos outros deuses, e escondendo-os em lugares ridículos. Um dia, a criança Hermes decidiu fugir de seu berço e roubar o rebanho de gado precioso de Apollo. Ele viajou para a Grécia do Norte, para o local secreto onde Apollo manteve as vacas, levando consigo uma lira magica. Quando encontrou as vacas, Hermes tirou a lira e tocava uma melodia encantadora que fez o rebanho seguir suas instruções. O deus infantil persuadiu as vacas para andar para trás fora do seu recinto e ao longo de um caminho até que ele foi capaz de escondê-las onde elas não fossem encontradas.
Quando Apollo voltou e descobriu que o seu gado precioso tinha sido roubado, ele ficou indignado, mas não conseguiu encontrá-los porque as únicas pegadas apontavam para o seu gabinete. Apollo correu ao redor, pedindo a todos à vista, se eles sabiam se suas vacas tinham ido embora.
Então, Apollo ligado seu meio-irmão Hermes, exigiu saber onde ele tinha escondido as vacas. Depois de algum tempo gasto jogando mudo, Hermes finalmente cedeu e retornou as vacas para Apollo. A fim de aplacar seu meio-irmão irritado, Hermes também ofereceu Apollo sua lira encantada, que ele aceitou, fazendo Apollo o deus da música. Em troca, Apollo deu Hermes seu objeto pessoal mágico, o caduceu, e fez dele o zelador de seus rebanhos de animais.
*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*
Para este desempenho estelar, podemos ser os espectadores e poder olhar uma vez na nossa vida a jornada do pequeno planeta. Através da história, literatura e arte, vamos explorar o significado de um evento como este, não só em atividades acadêmicas, mas na experiência humana.
Fonte: http://main.slooh.com/event/transit-of-mercury/