A imagem acima mostra um homem deitado no interior de uma cova recém aberta — e de onde foram retirados os restos mortais de um antigo ocupante — em uma prática que serviria para prolongar a expectativa de vida.
2 – Perdão dos pecados
A foto mostra uma senhora passeando com uma galinha antes da realização de um ritual chamadoKaparot, no qual a ave será passada sobre sua cabeça para que todos os pecados cometidos durante o ano anterior sejam transferidos para o animal. Geralmente, esse rito é praticado na véspera do Yom Kippur — ou “Dia do Perdão”, uma das celebrações mais importantes do judaísmo —, e a galinha é sacrificada e doada para caridade.
3 – Mais perdão
Outro ritual realizado antes do Yom Kippur com o objetivo de “zerar” os pecados cometidos durante o ano anterior é o Tashlich, retratado acima. Praticado por homens judeus da dinastia Hasidic, a cerimônia envolve visitar um corpo hídrico — no caso da foto, foi improvisada uma piscina com peixes — e jogar pedacinhos de pão ou alimentos semelhantes na água para simbolizar o ato de jogar fora todas as transgressões.
4 – Primeiro livro
As crianças da foto acima — da dinastia chassídica Nadvorna — foram clicadas durante uma celebração chamada chumash, na qual recebem sua primeira Torá, ou seja, seu primeiro livro contendo as leis judaicas.
5 – Fogueira
A imagem que você acabou de ver mostra um grupo de homens e meninos ateando fogo a uma bandeira de Israel durante a celebração da festa conhecida como Lag Ba’Omer, na qual fogueiras são acesas por comunidades judaicas de rodo o mundo. A ocasião marca a morte de Shimon Bar Yochai, um dos rabinos mais importantes do judaísmo, que viveu na Galileia na época da dominação romana e depois da destruição do segundo Templo de Jerusalém.
6 – Plantas sagradas
Na foto, Yaakov Naumi clicou homens cobertos com seus xales de oração segurando quatro tipos de plantas diferentes — folhas de palmeira, citrus, murta e salgueiro — durante o Hoshana Rabbah, que ocorre no último dia da festa judaica de Sukkot.
7 – Colheita
Os homens acima realizaram um comando bíblico que dita que eles devem colher trigo com uma pequena foice de mão. O resultado da colheita é, então, armazenado por quase um ano e, depois, o cereal deve ser moído até virar farinha — que será utilizada para preparar pão sem levedura ou qualquer tipo de fermento para ser consumido durante o Pessach, como é conhecida a “Páscoa” judaica.
8 – Filho primogênito
Acima, Yaakov Naumi registrou um tradicional ritual judaico conhecido como Pidyon haben ou Redenção do Filho Primogênito. A cerimônia ocorre quando o bebê (nascido de parto natural e sem que a mãe judia tenha passado por um aborto ou cesariana anterior) cumpre 31 dias de vida, e o pai “compra” o filho de um Kohen — ou um sumo sacerdote de um dos antigos templos de Jerusalém — pagando cinco moedas de prata.
9 – Redenção
Assim como existe o Pidyon haben, também existe uma celebração chamada Pidyon Peter Chamor — ou algo como Redenção do Asno Primogênito. Durante esse ritual, os judeus enfeitam um asno e uma ovelha com pérolas e outras contas brilhantes, e ele faz parte das 613 leis que são celebradas na bíblia judia.
10 – Protesto
Milhares de judeus ultraortodoxos foram clicados enquanto dançavam durante protesto contra uma proposta do parlamento israelense de introduzir a obrigatoriedade do serviço militar para membros da comunidade Haredi.
11 – Véspera
Na fotografia acima, Yaakov Naumi mostra um casal dançando diante de uma plateia de judeus ultraortodoxos na véspera de seu casamento.
12 – Casório
A imagem acima mostra judeus estritamente ortodoxos reunidos para assistir à uma tradicional cerimônia de casamento celebrada em Bnei Brak.
13 – Dança de casamento
Acima o retrato mostra um rabino dançando com a neta durante o casamento da moça. A dança se chama mitzvah tantz e, durante essa atividade, além do avô, o pai e irmãos do noivo também dançam com a jovem segundando uma corda, já que de acordo com a Torá, os homens são proibidos de tocar uma mulher com a qual eles não são casados.
14 – Punição
A foto que você acabou de ver mostra um judeu da dinastia chassídica de Lelov sendo “chicoteado” com uma tira de couro por outro religioso durante um ritual chamado Malkot. O ato é realizado nas sinagogas antes do início do Yom Kippur, e serve para simbolizar o castigo simbólico pelos pecados cometidos.
15 – Funeral
Para finalizar a seleção de imagens, acima você pode ver uma fotografia clicada por Yaakov Naumi durante o funeral do rabino Yosef Shalom Elyashiv, acompanhado por milhares de judeus ultraortodoxos em Meah Shearim, em Jerusalém.