É necessário sonhar?
Quando tenho sonhos não quero saber a explicação cientifica sobre o fenômeno de sonhar. Não me interessa se durante o meu sonho o cérebro produz esta ou aquela enzima, se este ou aquele hormônio é produzido, nem qual área do meu cérebro está sendo estimulada. Isto só importa pra quem esta em um laboratório. Estas informações são importantes para o estudioso do laboratório, mas de pequeno valor pra mim que estou sempre atento a VIVÊNCIA DO SONHAR.
Até onde eu sei, todas as pessoas sonham, do neném ao vovô. Então eu sonho desde criança e vou sonhar até os meus últimos dias. Até os animais sonham, de acordo com Stanley Corem, psicólogo da Universidade de British Columbia,
afirma no seu livro "The Intelligence of Dogs" ("A inteligência dos Cães") que os cães; todos os mamíferos e alguns pássaros sonham.
...esse é o pessoal do laboratório...
Pra que serve o sonho afinal? A Wikipédia responde:
O sonho é uma experiência que possui significados distintos, se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura.
Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono.
Para Freud (Psicologia), os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.1 Para a psicanálise o sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos". O pesquisador James Allan Hobson considerou "os sonhos mero subproduto da atividade cerebral noturna". (1)
Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Lembrança da(s) vida(s) passada(s), etc...
O nosso corpo precisa descansar, precisamos dormir, é uma necessidade física, como comer ou beber. Pesquisas já concluíram que se após 72 horas sem dormir, corremos o risco de morrer. Mas caramba, parece que quando estou muito cansado fica mais difícil de dormir, além do cansaço físico ainda temos os sonhos; bons ou ruins.
Durmo; sonho; acordo. Durmo; sonho; acordo, viro pro lado e de novo: Durmo; sonho e acordo. Algumas vezes acordamos mais cansados do que quando nos deitamos. Alguém já comprou remédio pra não sonhar? Tem pra dormir; pra relaxar, e pra não sonhar?
Como seria se não sonhássemos?
Bem, todos precisamos sonhar, seja qual for o motivo, bom ou ruim; se nos relaxa ou nos deixa mais cansados; se é pela razão(ciência) ou pela emoção(religião,psicologia). O fato é que não temos como não sonhar, eu penso que se não sonhássemos existiria um vazio existencial, uma espécie de morte; pois apagaríamos, não existiria nada entre o dormir e acordar. Nada mesmo, eu iria deitar e acordar, creio que perderia até a noção do tempo, não saberia se dormi muito ou pouco, já percebi nas vezes em que durante o sono que não há o sonho, ao acordar da aquela sensação de que a noite passou rápida; aí vem a pergunta: 'nossa já amanheceu?'. Claro; pois nem ao se quer eu me lembro de ter sonhado;não tem nada em que possa mensurar entre a hora em que deitei com a que eu acordei; é deste vazio existencial que falo, como se nada existisse, nada acontecesse, apenas me deito e acordo, da aquela sensação de quando alguém nos acorda, acordamos assustados, sem entender, ficamos olhando para a cara da pessoa até a 'ficha cair', agora, se tivéssemos sonhado seria diferente, ao acordar saberíamos que houve antes do acordar o sono, inexistindo assim aquela sensação de vazio, pois o sonho existe, para a nossa mente ele é real.
Minha resposta sobre se é necessário sonhar é: SIM.
Durante o sonho não temos o livre arbítrio, meu mundo é outro onde não domino os meus desejos. Preciso do sonho para pensar sobre os processos da vida e compreender a mesma. Quando acordo e observo a realidade do mundo; posso confrontar com o mundo dos meus sonhos e me perguntar: o que eu quero; o que eu preciso fazer hoje?
E então, toda manhã me é oferecido o livre arbítrio para tomar esta decisão.
Bons Sonhos e lembre: Ninguém pode sonhar por você, seus sonhos são seus, apenas seus.