Fenômenos parapsíquicos
Rabdomancia
Rabdo = Galho, varinha. Mancia = Adivinhar
A rabdomancia também é chamada de Radiestesia ou Radioestesia. É uma hipotética sensibilidade a determinadas radiações, como energias emitidas por seres vivos e elementos da natureza. As aplicações são, por exemplo, feitas por pessoas que dizem poder determinar o local exato onde há poços de água subterrâneos com apenas uma vareta de madeira, ou pessoas que dizem poder encontrar alguém desaparecido com um pêndulo e um mapa.
A radioestesia é uma pseudociência. Seus defensores, entretanto, afirmam possuir a capacidade de captar radiações e energias emitidas por quaisquer objetos. Esta habilidade permitiria aos radiestesistas (geralmente com o auxílio de bastões, pêndulos e outros instrumentos) encontrar água e minerais, corpos enterrados, objetos perdidos, ou qual seria a melhor dieta para um determinado organismo. Fonte: Wikipédia
Também existem passagens na bíblia, em Oséias 4-12 como segue:
"O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus."
Os primeiros pêndulos foram encontrados no Egito, no Vale dos Reis. Há cerca de 2000 anos antes de Cristo, chineses já se utilizavam da arte do pêndulo para encontrar fontes da água, minérios e a usavam também na agricultura. Em nosso país de norte a sul todos já ouviram falar ou souberam de algum 'poço' que foi encontrado usando esta técnica. Mas não se aplica apenas a descoberta de fontes subterrâneas de água, muitos recorreram a esta técnica até em tempos de guerra para localizar tuneis subterrâneos, encontrar objetos perdidos e até se localizar em mapas e adivinhar o futuro.
Como se vê, a sua idade milenar; os relatos de sua eficácia, nos faz crer que os seus resultados não podem ser desprezados.
Esta técnica pode sim ser tratada como um fenômeno, pois a varinha por si só não tem a capacidade de encontrar nada, é preciso alguém que possua um algo a mais; uma sensibilidade. A ciência e os céticos apenas negam o fenômeno, mas não conseguem provar como funciona. Será que não foi desta técnica que surgiu a "varinha mágica" ?
Enquanto isso o fenômeno continua sendo usado pelo mundo e aqui no Brasil devido a escassez de água no sudoeste em 2015, tem até gente ganhando dinheiro.
Veja esta reportagem da revista Veja São Paulo: O caçador de água
Como podemos ver a arte da adivinhação que no início da humanidade era tida como um dom Divino ou de ordem superior, com o tempo passou a ter caráter profissional. Os Reis tinham os seus adivinhos, os quais lhe forneciam o futuro, davam informações sobre batalhas , e estes; possuíam lugar de destaque no reinado.
Outros seguimentos surgiram: Astrologia, Cabalística, Necromancia, Oniromancia, Cartomancia, Quiromancia, Numerologia, Grafologia, Radiestesia(Rabdomancia), Fisiognomia, entre outras, como búzios, tarô, leitura da palma da mão e etc...
2 comentários:
A referencia bíblica certa é Oseias 4:12 e não EZEQUIEL,
Correto Nilton, fiz a correção no texto conforme sua colocação: Oséias.
Postar um comentário