Cada cultura e/ou religião tem a sua própria imagem ou definição de Anjo, cada uma delas apresenta a sua própria definição do que seria um anjo.
O que eu quero comentar é o meu ponto de vista sobre o que nós seres humanos temos de diferente a eles, pois os anjos são criados por Deus e nós também!!!
No meu entendimento existem dois tipos de anjos, os criados por Deus (1) e os criados por nós (2).
(1) Os anjos criados por Deus.
Claramente encontrados na Bíblia; na Torá; no Vedas e em outros. Eles são eternos, são os mensageiros de Deus, pois sempre foram enviados até nós para transmitir alguma mensagem ou executar algum ato, seja ele bom ou ruim. Estes anjos tem cada um a sua missão, e a executam conforme foram ordenados. Foram criados com inteligência superior, e reconhecem que são apenas mensageiros, sem poderes autônomos; ou seja; mesmo tendo condições e poderes não executam nenhuma tarefa por vontade própria. Eles podem ser bons ou ruins, podemos ver relatos na bíblia de anjos que foram enviados para destruir Sodoma e Gomorra. Também enviou um anjo para destruir Jerusalém, e não podemos deixar de citar sobre o anjo expulso do céu, ele foi criado perfeito e santo mas sem nenhuma explicação; pelo menos escrita; ele se rebelou contra Deus a ponto de ser expulso e junto à ele foram também expulsos a terça parte dos anjos do céu.
(2) Os anjos criados por Nós.
Como espiritualista, acredito que um dia todos seremos anjos, conforme o Salmo 103 diz: "Aquele que faz espíritos os seus anjos". Acredito que temos dois seres espirituais ao nosso lado, cada um segue uma escala; ascendente ou descendente de acordo com as minhas ações para a sua evolução. É como seu eu criasse o meu próprio anjo de acordo com os meu atos e atitudes. Cada ato bom; pensamento ou fala fortalece o meu guia; o meu anjo bom ; o meu protetor, o qual me defenderá no Tribunal quando do meu julgamento. Agora cada fala; pensamento ou ato ruim estará criando o meu anjo ruim; o qual me acusará.
Se no meu julgamento; a balança pesar mais para o lado bom; o meu guia e/ou protetor sobe na escala; passa para outro plano de evolução, cada vez melhor a caminho deste processo angelical e eu tomarei o seu lugar e guiarei alguém que aqui estará encarnado, caso contrário, terei que reencarnar quantas vezes forem necessárias até conseguir o merecimento de ser um guia; protetor ou um 'candidato a anjo' de alguém.
Se no meu julgamento; a balança pesar mais para o lado bom; o meu guia e/ou protetor sobe na escala; passa para outro plano de evolução, cada vez melhor a caminho deste processo angelical e eu tomarei o seu lugar e guiarei alguém que aqui estará encarnado, caso contrário, terei que reencarnar quantas vezes forem necessárias até conseguir o merecimento de ser um guia; protetor ou um 'candidato a anjo' de alguém.
Anjos X Humanos
Da sua forma:
Anjos não são seres corpóreos; não possuem um corpo, mas possuem uma forma pura. Nós somos seres corpóreos onde o nosso espirito; a nossa forma pura, se uni a matéria para então criar o nosso corpo físico. Esse corpo físico por si só não sobrevive; não se anima; esta limitado no tempo e no espaço, não possui pensamento nem intelecto. O ato de pensar, de ter consciência , de ter vontade própria não pode ser uma faculdade de um corpo material. Nós somos criaturas finitas, teremos um fim. Os anjos possuem a propriedade da matéria física, mas isso não que dizer que eles são constituídos de matéria. Nosso corpo possui todas as propriedades, todos os mesmos elementos que o nosso planeta possui, mas não somos um planeta; somos seres humanos. Os anjos possuem todas as propriedades que nós humanos temos; que o universo e que as divindades.
Da sua função:
A palavra hebraica "anjo" significa mensageiro, os anjos são mensageiros dos mensageiros de Deus para realizar várias missões. Cada anjo é "programado" para executar determinadas tarefas.
São Tomas de Aquino em sua Suma Teológica II:
Segundo São Tomas de Aquino a primeira criação de Deus foram os anjos, após o mundo e em sequência o ser humano.
VII
DOS ANJOS: SUA NATUREZA
Por que quis Deus que no mundo houvesse espíritos puros?
Para que fossem digno remate e coroa da obra de suas mãos (L).
E que quer isso dizer?
Que eles são a porção mais formosa, nobre e perfeita do Universo.
Que coisa é um espírito?
É uma substância completa, que não está unida à matéria, nem tem relação com ela (L, 3).
São muito numerosos os espíritos?
Sim Senhor; numerosíssimos (L, 3).
Excede, o seu número ao de todas as demais naturezas criadas?
Sim, Senhor (Ibid).
Para que tantos?
Porque era conveniente que na obra de Deus o perfeito sobrepujasse ao imperfeito (Ibid).
Qual é o nome comum a todos os espíritos puros?
É o de Anjos.
Por que?
Porque são os enviados de que o Senhor se serve para o governo das demais criaturas.
Podem os anjos unir-se substancialmente a um corpo, assim como as almas humanas?
Não, Senhor; e se bem que em algumas ocasiões tenham aparecido em forma humana, não tinham de homens, mais que a aparência exterior (LI, 1, 2, 3).
Estão os Anjos em algum lugar?
Sim, Senhor (LII, 4).
Onde, moram habitualmente?
No céu (LXI).
Podem trasladar-se de um lugar para outro?
Sim, Senhor (LIII, 1).
Necessitam de tempo para trasladar-se?
Não, Senhor; podem fazê-lo instantaneamente quaisquer que sejam as distâncias (LIII, 2).
Podem, se assim o desejam, abandonar lentamente um lugar e ocupar outro da mesma forma?
Sim, Senhor; porque o movimento angélico consiste na atuação sucessiva em lugares
distintos, ou em diversas partes do mesmo lugar (LIII, 3).
VIII
VIDA ÍNTIMA DOS ANJOS
Em que consiste a vida íntima dos anjos?
Suposto que são espíritos puros, consiste em conhecer e amar.
Que espécie de conhecimento possuem?
Conhecimento intelectual (LIV).
Não possuem também conhecimento sensitivo como os homens?
Carecem absolutamente dele (LIV, 5).
Por que?
Porque não se dá conhecimento sensitivo sem corpo orgânico, e os anjos são incorpóreos
(Ibid).
O conhecimento intelectual dos anjos é mais perfeito do que o nosso?
Sim, Senhor.
Por que?
Porque nem o seu conhecimento tem origem nas espécies tomadas do mundo exterior, nem a sua ciência progride mediante o raciocínio, pois que abrange de uma só visão os princípios e as conseqüências (LV, 2 LVIII, 3, 4).
A ciência dos anjos é infinita?
Não, Senhor; porque é finita a sua natureza; unicamente Deus, Ser infinito, possui ciência
infinita.
Conhecem o conjunto das criaturas?
Sim, Senhor; porque o exige a sua qualidade de espíritos puros (LV, 2).
Sabem o que acontece no mundo?
Sim, Senhor; porque o vêem nas suas espécies naturais, à medida que vai sucedendo (Ibid).
Conhecem os pensamentos e os segredos dos corações?
Não, Senhor; porque, sendo pensamentos e afetos livres, não concorrem necessariamente
com a mudança e sucessão das coisas (LVII, 4).
Como podem chegar a conhecê-los?
Pela revelação divina ou pela manifestação, do agente (Ibid).
Sabem o futuro?
Sem revelação especial, não Senhor.
Que coisas amam os anjos necessariamente?
A Deus sobre todas as coisas, a si mesmos e às criaturas, exceto quando o pecado contraria ou destrói na ordem sobrenatural a livre propensão do amor natural (LX).
IX
DA CRIAÇÃO DOS ANJOS
Criou Deus imediatamente a todos os anjos?
Sim, Senhor; porque todos são espíritos puros, e não podiam de outro modo vir à existência (LXI, 1).
Quando foram criados?
No princípio dos tempos e no mesmo instante que os elementos do mundo material (LXI, 3).
Foram criados os anjos nalgum lugar corpóreo?
Sim, Senhor; porque assim convinha aos desígnios da divina Providência.
Como chamamos o lugar em que foram criados?
Chamamo-lo ordinariamente céu e também céu empíreo (LXI, 4).
Que coisa é o céu empíreo?
Um lugar ameníssimo, pleno de luz e resplendor, resumo e compêndio das maiores delícias do mundo corporal (Ibid).
O céu empíreo é o mesmo que o céu dos bem-aventurados, ou simplesmente céu?
Sim, Senhor (Ibid).
X
DA TENTAÇÃO DOS ANJOS
Em que estado foram criados os anjos?
No estado de graça (LXII, 3).
Que entendeis quando afirmais que foram criados em estado de graça?
Que no primeiro instante da sua Criação, receberam, conjuntamente com a natureza, a graça santificante que os fazia filhos adotivos de Deus e, por seu mérito, podiam alcançar a glória eterna (LXII, 1, 2, 3).
Foi necessário que os anjos merecessem a glória por virtude de algum ato livre?
Sim, Senhor (LXII, 4).
Em que consistiu aquele ato de seu livre alvedrio?
Em seguir o movimento da graça que os inclinava a submeter-se a Deus por inteiro, para
receberem Dele com acatamento e ação de graças, o dom da glória que lhes havia prometido (Ibid).
Necessitaram muito tempo para escolher, debaixo do influxo da graça, a submissão ou a rebeldia?
Um só instante.
Feita a devida escolha, foram imediatamente admitidos ao gozo da Bem-aventurança?
Sim, Senhor (LXII, 5).
XI
QUEDA DOS ANJOS
Permaneceram fiéis todos os anjos na prova meritória, a que Deus os submeteu?
Não, Senhor (LXIII, 2, 3).
Por que recusaram alguns submeter-se a Deus?
Por sentimento de orgulho, por quererem ser como Deus e gozar a felicidade,
independentemente das divinas disposições (LXIII, 2, 3).
Este ato de soberba foi pecado grave?
Foi tão grande que provocou imediatamente a ira divina.
E Deus, justamente indignado, que fez para castigá-los?
Precipitou-os no inferno para que ali padeçam tormentos eternos (LXIV, 4).
Que nome têm os anjos rebeldes e condenados ao inferno?
Chamam-se demônios (LXIII, 4).
Da sua forma:
Anjos não são seres corpóreos; não possuem um corpo, mas possuem uma forma pura. Nós somos seres corpóreos onde o nosso espirito; a nossa forma pura, se uni a matéria para então criar o nosso corpo físico. Esse corpo físico por si só não sobrevive; não se anima; esta limitado no tempo e no espaço, não possui pensamento nem intelecto. O ato de pensar, de ter consciência , de ter vontade própria não pode ser uma faculdade de um corpo material. Nós somos criaturas finitas, teremos um fim. Os anjos possuem a propriedade da matéria física, mas isso não que dizer que eles são constituídos de matéria. Nosso corpo possui todas as propriedades, todos os mesmos elementos que o nosso planeta possui, mas não somos um planeta; somos seres humanos. Os anjos possuem todas as propriedades que nós humanos temos; que o universo e que as divindades.
A palavra hebraica "anjo" significa mensageiro, os anjos são mensageiros dos mensageiros de Deus para realizar várias missões. Cada anjo é "programado" para executar determinadas tarefas.
Segundo São Tomas de Aquino a primeira criação de Deus foram os anjos, após o mundo e em sequência o ser humano.
VII
DOS ANJOS: SUA NATUREZA
Por que quis Deus que no mundo houvesse espíritos puros?
Para que fossem digno remate e coroa da obra de suas mãos (L).
E que quer isso dizer?
Que eles são a porção mais formosa, nobre e perfeita do Universo.
Que coisa é um espírito?
É uma substância completa, que não está unida à matéria, nem tem relação com ela (L, 3).
São muito numerosos os espíritos?
Sim Senhor; numerosíssimos (L, 3).
Excede, o seu número ao de todas as demais naturezas criadas?
Sim, Senhor (Ibid).
Para que tantos?
Porque era conveniente que na obra de Deus o perfeito sobrepujasse ao imperfeito (Ibid).
Qual é o nome comum a todos os espíritos puros?
É o de Anjos.
Por que?
Porque são os enviados de que o Senhor se serve para o governo das demais criaturas.
Podem os anjos unir-se substancialmente a um corpo, assim como as almas humanas?
Não, Senhor; e se bem que em algumas ocasiões tenham aparecido em forma humana, não tinham de homens, mais que a aparência exterior (LI, 1, 2, 3).
Estão os Anjos em algum lugar?
Sim, Senhor (LII, 4).
Onde, moram habitualmente?
No céu (LXI).
Podem trasladar-se de um lugar para outro?
Sim, Senhor (LIII, 1).
Necessitam de tempo para trasladar-se?
Não, Senhor; podem fazê-lo instantaneamente quaisquer que sejam as distâncias (LIII, 2).
Podem, se assim o desejam, abandonar lentamente um lugar e ocupar outro da mesma forma?
Sim, Senhor; porque o movimento angélico consiste na atuação sucessiva em lugares
distintos, ou em diversas partes do mesmo lugar (LIII, 3).
VIII
VIDA ÍNTIMA DOS ANJOS
Em que consiste a vida íntima dos anjos?
Suposto que são espíritos puros, consiste em conhecer e amar.
Que espécie de conhecimento possuem?
Conhecimento intelectual (LIV).
Não possuem também conhecimento sensitivo como os homens?
Carecem absolutamente dele (LIV, 5).
Por que?
Porque não se dá conhecimento sensitivo sem corpo orgânico, e os anjos são incorpóreos
(Ibid).
O conhecimento intelectual dos anjos é mais perfeito do que o nosso?
Sim, Senhor.
Por que?
Porque nem o seu conhecimento tem origem nas espécies tomadas do mundo exterior, nem a sua ciência progride mediante o raciocínio, pois que abrange de uma só visão os princípios e as conseqüências (LV, 2 LVIII, 3, 4).
A ciência dos anjos é infinita?
Não, Senhor; porque é finita a sua natureza; unicamente Deus, Ser infinito, possui ciência
infinita.
Conhecem o conjunto das criaturas?
Sim, Senhor; porque o exige a sua qualidade de espíritos puros (LV, 2).
Sabem o que acontece no mundo?
Sim, Senhor; porque o vêem nas suas espécies naturais, à medida que vai sucedendo (Ibid).
Conhecem os pensamentos e os segredos dos corações?
Não, Senhor; porque, sendo pensamentos e afetos livres, não concorrem necessariamente
com a mudança e sucessão das coisas (LVII, 4).
Como podem chegar a conhecê-los?
Pela revelação divina ou pela manifestação, do agente (Ibid).
Sabem o futuro?
Sem revelação especial, não Senhor.
Que coisas amam os anjos necessariamente?
A Deus sobre todas as coisas, a si mesmos e às criaturas, exceto quando o pecado contraria ou destrói na ordem sobrenatural a livre propensão do amor natural (LX).
IX
DA CRIAÇÃO DOS ANJOS
Criou Deus imediatamente a todos os anjos?
Sim, Senhor; porque todos são espíritos puros, e não podiam de outro modo vir à existência (LXI, 1).
Quando foram criados?
No princípio dos tempos e no mesmo instante que os elementos do mundo material (LXI, 3).
Foram criados os anjos nalgum lugar corpóreo?
Sim, Senhor; porque assim convinha aos desígnios da divina Providência.
Como chamamos o lugar em que foram criados?
Chamamo-lo ordinariamente céu e também céu empíreo (LXI, 4).
Que coisa é o céu empíreo?
Um lugar ameníssimo, pleno de luz e resplendor, resumo e compêndio das maiores delícias do mundo corporal (Ibid).
O céu empíreo é o mesmo que o céu dos bem-aventurados, ou simplesmente céu?
Sim, Senhor (Ibid).
X
DA TENTAÇÃO DOS ANJOS
Em que estado foram criados os anjos?
No estado de graça (LXII, 3).
Que entendeis quando afirmais que foram criados em estado de graça?
Que no primeiro instante da sua Criação, receberam, conjuntamente com a natureza, a graça santificante que os fazia filhos adotivos de Deus e, por seu mérito, podiam alcançar a glória eterna (LXII, 1, 2, 3).
Foi necessário que os anjos merecessem a glória por virtude de algum ato livre?
Sim, Senhor (LXII, 4).
Em que consistiu aquele ato de seu livre alvedrio?
Em seguir o movimento da graça que os inclinava a submeter-se a Deus por inteiro, para
receberem Dele com acatamento e ação de graças, o dom da glória que lhes havia prometido (Ibid).
Necessitaram muito tempo para escolher, debaixo do influxo da graça, a submissão ou a rebeldia?
Um só instante.
Feita a devida escolha, foram imediatamente admitidos ao gozo da Bem-aventurança?
Sim, Senhor (LXII, 5).
XI
QUEDA DOS ANJOS
Permaneceram fiéis todos os anjos na prova meritória, a que Deus os submeteu?
Não, Senhor (LXIII, 2, 3).
Por que recusaram alguns submeter-se a Deus?
Por sentimento de orgulho, por quererem ser como Deus e gozar a felicidade,
independentemente das divinas disposições (LXIII, 2, 3).
Este ato de soberba foi pecado grave?
Foi tão grande que provocou imediatamente a ira divina.
E Deus, justamente indignado, que fez para castigá-los?
Precipitou-os no inferno para que ali padeçam tormentos eternos (LXIV, 4).
Que nome têm os anjos rebeldes e condenados ao inferno?
Chamam-se demônios (LXIII, 4).
Mat. 13,38-43
38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno;
39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.
40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.
41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade,
42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.